Centros de Custo
Ao definir na parametrização a utilização de Centros de Custos, o processo passa a automatizar as tarefas relacionadas a faturação, compras, salários, entre outras despesas definidas na parametrização inicial.
Desta forma, quaisquer faturas de fornecedores, ou despesas, que estejam associado a um dado projeto, a uma dada atividade, ou algum departamento, que estejam desta forma indexados a um dado Centro de Custo, estas são imputadas automaticamente .
Isto permite ao empresário ter em tempo-real uma visão muito precisa da forma como os projetos, atividades e/ou departamentos estão a desenvolver e com que custos.
São diversos os benefícios associados à gestão por Centros de Custo.
Tratando-se de uma ferramenta de gestão financeira pode, e deve muito bem, ser utilizada por pequenas e médias empresas, independentemente do seu setor de atividade. A gestão através de Centros de Custo propicia o uso mais eficiente dos recursos da empresa, nomeadamente os Recursos Humanos, Materiais, Equipamentos, Serviços, entre outros.
Ao criar Centros de Custos, o empresário passa a ser conhecedor com maior precisão e detalhe do quanto e como está a gastar os recursos financeiros, e desta forma, equilibrar as despesas e receitas, tendo em conta os custos e gastos associados à produção, marketing, materiais, salários, etc.
Ao melhorar o processo de análise por intermédio dos Centros de Custos, permite compreender melhor como é que estão a ser realizadas todas as atividades e, desta forma, tomar decisões mais assertivas e eficientes.