O módulo de [Stocks] processa toda a gestão relacionada com os artigos e movimentos de stock. Estas são as duas grandes principais características/funcionalidades do módulo de Stocks:

• Multi-filial / Multi-armazém:   Administração de vários armazéns, com gestão de acesso a stocks e séries de venda em geral, ou limitado por loja ou mesmo por utilizador, entre outros parâmetros. Controlar inventários, contas correntes e encomendas de forma integrada e independente em múltiplos espaços físicos da Empresa

• Gestão de Artigos:   Gestão de Lotes, validade, números de série, rastreabilidade, etiquetas, referências por fornecedor, tabelas de preço por classificação, por cliente, por modo de pagamento, artigos compostos, contas correntes de artigos, impressão de etiquetas, entre muitas outras funcionalidades.

Tipificação dos Artigos no OfficeGest

Artigo Contabilístico
Artigo que representa uma despesa contabilística. Por exemplo: Fatura da água ou da luz. Não movimenta Stock, mas movimenta as contas da gestão e da contabilidade em sede de custos e IVA.

Artigo Normal ou Produto
Artigos que representam produtos e/ou mercadorias. Por exemplo: Sapatos, Sacos, entre outros similares. Normalmente movimentam Stock e as contas da gestão e da contabilidade em sede de custos e IVA.

Artigo Serviços
Artigos que representam serviços realizados. Por exemplo: Reparações, Assistências, Horas/Homem, entre outros similares. Normalmente não movimenta Stock, mas movimentam as contas da gestão e da contabilidade em sede de custos e IVA.

  • Funcionalidades Kits

Conceito:
A funcionalidade Kit permite Compor e Decompor artigos, sejam Artigos Normais ou Produtos, sejam Serviços ou um mix dos dois. A utilização desta funcionalidade Kits afeta diretamente os Movimentos de Stock de entrada e saída.

Nota: A Decomposição do Kit corresponde ao processo inverso à Composição de um Artigo Kit, procedendo desta forma às respetivas às movimentações inversas de Stock. Só se pode realizar uma decomposição de Artigos, dos Artigos Kits que foram compostos.

  • Funcionalidades Equivalências

Conceito:
A funcionalidade Equivalências permite, no momento da Venda, fazer sugestões de artigo alternativo ou equivalente, sempre que o artigo inicial não exista em stock. Permite igualmente, mesmo que não tenha atingido o stock zero, verificar os artigos equivalentes que estão associados.

  • Funcionalidades Complementar

Conceito:
A funcionalidade Complementar permite agregar ou associar a um dado Artigo, no momento da Venda, outros artigos que devem ser vendidos, complementarmente, ao artigo inicial.

  • Funcionalidades Conjunto

Conceito:
A funcionalidade Conjunto permite associar um conjunto de artigos onde podem ser criadas regras de composição do conjunto no momento da Venda. A quando do momento da Venda, sugere os artigos e as quantidades parametrizadas do que se pretende vender. Sendo que permite realizar as respetivas alterações dos artigos e quantidade. O movimento de stock só se realiza na Venda.