A automatização das tarefas relacionadas com o processamento de salários, remunerações, subsídios, entre outras despesas é realizada através da sua parametrização inicial. Para além da automatização deste processo com a contabilidade, permite o envio de forma fácil e automática de diversos s mapas oficiais, tais como da Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações, ADSE, IRS, Sistema de Higiene e Segurança no Trabalho, Declaração Mensal de Rendimentos, Relatório Único, entre outros documentos obrigatórios.
A integração automática com a contabilidade é fundamental, para diminuir os custos associados a esta operação, bem como diminuir ao máximo possíveis erros decorrentes destas operações. A gestão de Recursos Humanos, quer na contabilidade, quer nos centros de custo, disponibiliza ao empresário toda a informação relativa aos colaboradores da sua organização, que estão associados aos vários departamentos, projetos, trabalhos, serviços, etc. Este análise permite antever, à medida do desenvolvimento destas atividades as necessidades de recursos para a empresa. As análises de gestão que ficam disponibilizadas, como por exemplo: custos por projeto, obras, departamento ou colaboradores, permite ao empresário um suporte, para uma tomada de decisão mais informada e assertiva.
Procedimento para processar os Recursos Humanos na Contabilidade
Existe Configuração das Contas de Movimentos em função do tipo de despesa/encargos com os Recursos Humanos. Na integração em lote (validação) é processado automaticamente e lançado os respetivos movimentos contabilísticos.
1 – No menu Tabelas de Apoio selecione Parâmetros
2 – Separador Recursos Humanos
3 – Configuração das Contas de Movimento Contabilístico